enem-01Falta pouco mais de um mês para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecerá nos dia 24 e 25 de outubro. O exame, além de medir o desempenho dos estudantes do ensino médio, é uma porta de acesso direto para algumas universidades federais e parte de processos seletivos para outras instituições públicas e particulares.

Na reta final para o exame ainda dá tempo para estudar e o importante é não se desesperar, porque afinal, o Enem avalia o ensino médio, em algum momento o aluno já viu o conteúdo.

Separamos algumas dicas para você ir bem na prova!

O que fazer a pouco mais de um mês da prova

– Refaça as provas dos anos de 2013 e 2014 e anote os tópicos que ainda precisa estudar. Ainda dá tempo de aprender novos conceitos. O exame é uma maratona, exige treino e experiência!

– Leia revistas e jornais. As matérias e editoriais te fornecerão mais argumentos e informações para um debate numa redação. Escreva redações durante a semana e peça para os professores revisarem.

– Otimize seu tempo! E cuidado com o celular, ele um grande inimigo nesses momentos.

– Tenha uma rotina de exercícios físicos. Eles ajudam a descansar sua cabeça e a se concentrar!

O que fazer a uma semana da prova

– Faça o que gosta: assista a filmes, faça atividades leves, converse com os amigos. Tudo de forma moderada.

– Sessões de alongamento ajudam a aliviar a tensão das costas. E durma bem.

– Separe já os documentos que serão necessários para o dia da prova. Se puder, evite sair com a carteira de identidade original para não correr o risco de perdê-la.

O que fazer a um dia da prova

– Tire o dia para descansar. Porém, nada de praticar esporte nesse dia. Não corra o risco de se machucar ou ficar doente!

– Se quiser revisar o conteúdo, faça de forma leve e tranquila.

– Evite brigas e discussões com qualquer pessoa, não é o momento!

– Não coma nada que fuja do habitual. Se alimente bem.

– Visite o local da prova: veja as rotas possíveis da sua casa até a escola em caso de imprevistos. Calcule o tempo que você levou para chegar. Caso não esteja na cidade ainda, a internet pode ser uma grande aliada.

– Programe-se para dormir um pouco mais do que nos outros dias.

Chegou o dia!

– Não esqueça dos documentos na hora de sair para a prova. Certidões de nascimento/casamento ou título de eleitor não serão aceitos. Caso tenha perdido o RG, apresente o Boletim de Ocorrência para que seja feita uma identificação especial, com coleta de dados.

– Chegue cedo ao local da prova.

– As provas devem ser feitas de caneta esferográfica de tinta preta, feita de material transparente.

– Leia as questões e circule aquelas que não consegue responder para voltar depois. Você tem em média três minutos para responder cada questão.

– Pare uns minutinhos para se alongar e respirar mais profundamente.

– Utilize todo o tempo disponível.

– Depois do primeiro dia de prova, relaxe e se concentre para o segundo dia!

Fonte: Educar para Crescer