ciranda_literaria-01O Colégio Magistra começou um novo projeto com os alunos do Ensino Fundamental I.

O projeto intitulado Ciranda Literária, tem como objetivo despertar nas crianças o prazer da leitura e proporcionar ampliação do vocabulário. Além de desenvolver a capacidade de atenção e concentração dos alunos, que refletem na formação de leitores críticos.

“Quando assistimos a um filme que nos encanta, emociona, diverte, compartilhamos com os outros esses sentimentos e tentamos convencê-los de que vale a pena também viver essa experiência. O mesmo acontece quando lemos um livro, pois certas narrativas nos são tão significativas que nos fazem indicá-las para outras pessoas e convidá-las a fazer a mesma leitura.
Com as crianças, não é diferente. À medida que se envolvem num contexto de leitura, apreciam compartilhar na escola ou em outros lugares as leituras que lhe chamaram mais a atenção” (Revista Nova Escola)

Como funciona

Cada aluno escolherá o livro que quer ler, sem a interferência do professor, como disse o escritor e professor brasileiro Rubem Alves à Revista Nova Escola “(…) a relação com a leitura é uma relação amorosa, quando o professor manda, ele já estragou”. Escolhendo o que quer ler, a criança fica livre e motivada a ler o que mais a interessa.

Esse livro vai circular de criança para criança ao longo de todo o ano, por isso o nome Ciranda Literária. Dessa forma, todos irão ler vários livros. O livro é trocado a cada duas ou três semanas. Ao final de cada leitura serão feitos trabalhos individuais sobre cada um deles e será montado um portfólio para ser entregue ao final de cada projeto, além de rodas de discussões e debates sobre os livros.

Este projeto corresponde à nota de trabalho do mês na matéria de Língua Portuguesa, por isso é fundamental a participação dos alunos.