xadrez2O Colégio Magistra está trazendo de volta aulas de xadrez para os alunos, tendo em vista os benefícios que o jogo traz para a aprendizagem.

O xadrez, é muito mais que um jogo, ele é um excelente exercício mental. Pesquisas realizadas apontam que ele pode ser um aliado à educação por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos.

A matemática é uma das disciplinas que mais consegue resultados positivos com a prática do jogo. Ele ajuda na assimilação de vários conteúdos como probabilidade, progressões geométricas e geometria plana, visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio, criar uma tática de jogo, prever ações e resolver conflitos, e mostram uma melhoria de 15% em provas da matéria.

Esta não é a única matéria que traz resultado. As regras do jogo podem ser usadas em todos os campos do conhecimento – história, sociologia e literatura, entre outros.

Outros estudos concluem que até mesmo o QI de uma criança pode ser aumentado por meio do treino do xadrez e que o jogo interfere também em questões pessoais, como a auto-estima e confiança.

Listamos alguns benefícios que a prática do xadrez pode trazer às crianças:

1. Estimula o raciocínio lógico
  2. Ativa a concentração
  3. Desenvolve a tomada de decisões
  4. Aguça a memória
  5. Trabalha a paciência
  6. Demanda a capacidade de planejamento
  7. Aumenta a autoconfiança
  8. Proporciona o respeito ao adversário
  9. Exige responsabilidade
  10. Instiga a imaginação e a versatilidade

As aulas acontecerão toda quarta-feira no período da tarde, iniciando no mês de agosto com a professora Silvia Leal. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na secretaria do Colégio até dia 15/08.

Fonte: Educar para Crescer e Uol