SOBRE O COLÉGIO
Em um tempo de transformações, o Colégio Magistra, com 50 anos de experiência na cidade de Pindamonhangaba, vive também sua própria busca por novos e melhores caminhos. Trata-se de um processo complexo ao qual o Colégio se dedica absolutamente.
Nos últimos quatro anos o Colégio deu um salto de qualidade tanto em aspectos técnico-estruturais quanto nas abordagens pedagógicas e no próprio significado de formar cidadãos no século XXI. Novos e inovadores projetos estão sendo pensados e planejados para que o Magistra alcance o status de educação modelo. É com esse objetivo em mente que toda a equipe trabalha.
Valores
- Competência pedagógica e administrativa;
- Tradição, credibilidade e eficiência;
- Objetividade, iniciativa e comprometimento;
- Educar e formar seres humanos através do ensino consciente;
- Verdade, amor, paz e não-violência.
Visão
Ser uma escola inovadora e familiar, oferecendo excelência em formação humana e em qualidade de ensino com ótimos resultados comprovados.
Missão
Promover o estudo consciente, levando coordenadores, professores e alunos a sentirem alegria e prazer no processo de aprendizagem.
NEUROEDUCAÇÃO
Caminhos do Aprender.
A neuroeducação se baseia em um principio básico: como o cérebro humano aprende e guarda o aprendizado. Com esta concepção, extremamente ligada à neurociência, a neuroeducação estuda e compreende o cérebro e leva isto para a escola considerando, acima de tudo, os métodos que irão interferir de forma significativa para o verdadeiro APRENDER.
Levando tudo isso em consideração, o Colégio adota o seguinte sistema:
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
D.E
Dinâmica de entendimento (aula).
A “D.E” acontece na sala de aula, é lá que o aluno é apresentado ao conteúdo com a explicação dos professores, onde ele entende o conteúdo.
D.A
Dinâmica de aprendizagem (tarefa).
Os professores propõem aos alunos, atividades diárias relativas aos conteúdos apresentados em sala de aula, para serem feitas em casa. É assim que o aluno irá fixar e realmente aprender a matéria entendida durante a aula. Essas atividades representam 20% da nota final do aluno.
Essas atividades devem ser entregues nas urnas na entrada do Colégio, no dia seguinte à sua solicitação. Assim, induzimos o aluno a fazê-la no dia em que ela foi dada, para assim facilitar a fixação dos conteúdos.
Verificação de conhecimento (prova).
São avaliações feitas semanalmente e representam 80% da nota final do aluno. Dessa forma os professores avaliam se o aluno realmente aprendeu o conteúdo passado e fazem um diagnóstico preciso das dificuldades da turma, reforçando logo em seguida esses conteúdos em sala de aula.